No âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital e do Programa para a Transformação Digital das Escolas, as(os) alunas(os) do Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo terão acesso a equipamentos ajustados às necessidades de utilização expectável de cada nível educativo em contexto de aprendizagem. 

Existem três modelos de equipamento, que variam consoante o nível de ensino que a(o) aluna(o) frequenta:

    • Tipo I: Para alunas(os) do 1.º ao 4.º ano do Ensino Básico (1.º ciclo);
    • Tipo II: Para alunas(os) do 5.º ao 9.º ano do Ensino Básico (2.º e 3.º ciclo);
    • Tipo III: Para alunas(os) do 10.º ao 12.º ano do Ensino Secundário regular e profissional.

Cada kit é composto por:

    • um computador portátil;
    • auscultadores com microfone;
    • uma mochila;
    • um hotspot (router);
    • um cartão SIM (+inf.)

O router disponibilizado vem com um cartão SIM ao qual está associado um plafond de dados (12 GB mensais) que pressupõe uma utilização adequada e responsável. Quando excedido o limite, a largura de banda fica limitada a 2 Mbps. A(O) aluna(o) tem a possibilidade de efetuar carregamento suplementar no Multibanco em múltiplos de 5€. Por cada 5€ receberá 2 GB adicionais.

EMPRÉSTIMOS AOS ALUNOS

Os kits serão cedidos aos beneficiários a título de empréstimo, pelo que, terão de ser devolvidos até o final do ano letivo em que terminar o ciclo de estudos, a saber:

  • alunas(os) do 1.º ciclo – entregam no final do ano letivo do 4.º ano;
  • alunas(os) do 2.º e 3.º ciclos – entregam no final do ano letivo do 9.º ano;
  • alunas(os) do ensino secundário – entregam no final do ano letivo do 12.º ano.

Desta forma, os beneficiários terão de zelar pela manutenção do Kit em boas condições de higiene e de segurança.

Para entrega dos equipamentos, o encarregado de educação de cada beneficiário (escalão A e B) será contactado para assinar o auto de entrega e recolher o Kit (cf. minuta do auto de entrega).

SOFTWARE

Segue um guião para auxiliar os pais e encarregados de educação que recebam o KIT com computador no âmbito do Programa Escola Digital, no primeiro arranque do sistema operativo, na configuração da ligação do computador ao router de acesso à internet WiFi e na atualização do windows:

Os computadores são entregues com software instalado:

  1. Sistema operativo Windows 10 Pro – a atualizar aquando do sistema do sistema;
  2. Microsoft Edge;
  3. Microsoft Office – vem de origem no computador, mas sem que exista licença para o aluno o usar. O fornecimento desta licença não está prevista no programa Escola Digital. Poderá ser adquirida pelo encarregado de educação. No entanto há a hipótese de usar o Microsoft Office online, mediante a inscrição em https://www.microsoft.com/pt-pt/education/products/office, usando o seu email institucional (……@aediogomacedo.com);
  4. Instalar o Google Chrome (⇒ clique) para ter acesso às diversas ferramentas utilizadas pelo agrupamento: Gmail, Classroom, e-mail institucional…
  5. Qualquer outra instalação deverá ter em atenção que o equipamento é de 64bits;
  6. Ter ainda em atenção que é totalmente proibido instalar software ilegal.

APOIO TÉCNICO

Se houver algum problema, avaria ou acidente, deve contactar de imediato a Equipa Técnica, através do e-mail: equipatecnica@aediogomacedo.com.